celular ilustrando a rede cdn
|

O que é CDN?

Para entender o que é o CDN, precisamos refletir sobre a internet como um todo. Ela se consolidou como parte fundamental da sociedade atual. Em praticamente todo lugar e situação, a rede está presente em diferentes formas: desde acessos em smartphones à conexão de casas inteligentes.

Apenas no Brasil, existem 152 milhões de usuários de internet segundo pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Principalmente em relação ao consumo de conteúdo online, nem sempre a internet teve a estabilidade de hoje. Boa parte desse avanço aconteceu graças aos CDNs, criados há cerca de 20 anos atrás. Saiba mais sobre como funciona e os benefícios dessa tecnologia nos itens a seguir.

Se preferir falar direto com um especialista, clique aqui e conheça as soluções de streaming da Zoeweb!

O que é CDN?

O volume de acessos simultâneos à internet é um dos grandes responsáveis pela criação e desenvolvimento dos CDNs. O termo é a sigla de Content Delivery Network, que significa Rede de Distribuição de Conteúdo. Eles são grupos de servidores responsáveis pela entrega de altas quantidades de dados aos usuários. Seu principal objetivo é diminuir a latência da conexão. Ou seja, o CDN contribui para evitar que a internet fique lenta quando um número elevado de usuários acessa o mesmo conteúdo.

Para isso, os CDNs são distribuídos geograficamente em pontos de presença (PoPs) e que atendem aos usuários mais próximos daquela região. Assim, eles atuam como um intermediário entre o servidor de origem e os usuários. Essa rede de distribuição faz um carregamento prévio dos conteúdos em cachê para diminuir a necessidade de uploads. Além disso, por ser uma tecnologia que atua fisicamente, quanto mais próximo do usuário o CDN estiver, mais estável será a distribuição e o acesso do conteúdo.

celular ilustrando a rede cdn

Por que o CDN é importante para o streaming?

streaming tem se fortalecido nos últimos anos, tanto para o consumo quanto a produção de conteúdos. De acordo com um levantamento do Tech Jury, o mercado da área valerá mais de US $ 247 bilhões em 2027.

A transmissão ao vivo e on demand pela internet depende fundamentalmente da localização e qualidade do CDN da plataforma utilizada. O streaming é a tecnologia que permite o consumo e a distribuição de conteúdos online sem que o usuário precise fazer downloads. Por esse motivo, o nascimento de grandes empresas como Netflix, Youtube, Spotify e Twitch aconteceu apenas com a criação dos CDNs. Como a rede de distribuição conta com diversos pontos de presença, essas “rotas” de acesso a um mesmo conteúdo evita congestionamentos na rede. Seria praticamente inviável assistir um filme ou ouvir uma música pela internet sem esses grupos de servidores.

Por que usar CDNs brasileiros em eventos online?

Em relação ao live streaming, contar com servidores mais próximos são ainda mais importantes devido ao próprio conteúdo. Afinal, os vídeos ao vivo exigem muito mais das conexões que textos e imagens. Eventos online produzidos no Brasil para distribuição no próprio país terão seu acesso mais estável em uma plataforma com CDN brasileiro.

Além disso, as transmissões ao vivo estão se tornando cada vez mais presentes no dia a dia da população. Boa parte das reuniões, treinamentos, cursos e eventos são realizados pela internet e a tendência é que a adesão aumente nos próximos anos. Assim, cada vez mais os travamentos e quedas de conexão nessas transmissões serão inaceitáveis pelos usuários.

A plataforma Zoe, por exemplo, possui uma rede de CDNs espalhados em diferentes pontos do país para garantir 100% de estabilidade de transmissão. Assim, a live streaming pode ser feita seja qual for a localização do evento. Saiba mais sobre a ZoePlay, aqui.

Posts Similares