mulher participando de live com ferramentas de engajamento
| |

Certificados para eventos online

Os certificados e declarações  online em atividades em geral são documentos extremante cobiçados pelos participantes. Mesmo que teoricamente o conteúdo transmitido devesse ser o grande atrativo dos eventos online, é fato que boa parte da audiência dessas atividades é motivada a participar principalmente por conta deles.

Precisa de uma plataforma com emissão de certificados automática? Então clique aqui e fale comigo agora!

Quando se pensa em atividades online, os cursos e palestras com certeza estão entre os mais buscados quando se trata de desenvolvimento profissional. Essa procura se intensificou com a pandemia de Covid-19 nos últimos anos, mas o ensino a distancia já era uma tendência mesmo antes da crise.

Além de ser um modo de comprovar a participação nessas atividades, os certificados e declarações são importantes também para a atualização do currículo profissional. O fato é que a praticidade e flexibilidade de acesso são características que estimulam muitas pessoas a preferirem as atividades remotas.

Ou seja, hoje os certificados e declarações de participação são praticamente pré-requisito de qualquer evento online, desde palestras e webinars até cursos e congressos. Independente do tamanho ou segmento da empresa, é fundamental oferecer esses comprovantes.

Certificado, declaração ou diploma?

Antes de nos aprofundar sobre a emissão desses documentos, é importante reforçamos a diferença entre os termos “certificado”, “declaração” e “diploma”. Conhecer a definição de cada um é importante por dois motivos. O primeiro diz respeito à própria confecção do documento, pois cada um deles exige um formato e também a inclusão de informações específicas.

Além disso, é preciso que a empresa conheça essas características para evitar a divulgação do evento como tendo certificado, mas se tratar de uma declaração. De modo geral, no contexto dos eventos online podemos definir esses documentos como:

  • Certificado – é o documento formal e oficial de comprovação de participação do indivíduo em um evento da empresa. Neste caso, é necessário que o certificado tenha uma assinatura/chancela institucional para se enquadrar no formato;
  • Declaração – também é um comprovante oficial que assegura a participação no evento, mas que não é formalizado de modo institucional pela empresa. Ou seja, a assinatura é feita por um representante dela, sendo geralmente o organizador da atividade.
  • Diploma – atesta a conclusão de um curso com a finalidade de habilitar e especializar o indivíduo para atuar em uma área do conhecimento. Também é chancelado institucionalmente, mas é específico para instituições de ensino superior reconhecidas pelo MEC.

Embora sejam diferentes, existem informações básicas que devem estar presentes em ambos os documentos. Além do nome completo e CPF do participante, é importante que na certificação conste também: nome da atividade; período de realização; carga horária; nome, CPF/CNPJ e assinatura do emissor; chave de autenticidade.

mulher fazendo curso online com certificado

Por que emitir certificados online?

Quando se trata de eventos online, os certificados passaram de um reconhecimento para os participantes e se tornaram muito mais como um diferencial para a atividade. Por exemplo, hoje é muito provável que um webinar tenha um número de participantes maior se a organização ofertar uma declaração de participação.

Além de acrescentar no currículo, os certificados também são utilizados por muitos acadêmicos como comprovante de atividade extracurricular, requisito em boa parte das graduações. Em cursos livres e palestras com temas voltados para alguma profissão, é bem provável que muitos dos participantes sejam desses estudantes.

Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre a validade dessas certificações emitidas digitalmente. Pensando sobre o reconhecimento que possuem, é importante entender que eles podem contribuir em maior ou menor grau para o indivíduo, dependendo do contexto. Por exemplo, uma declaração de participação em um congresso sobre empreendedorismo pode ajudar bastante como hora de atividade complementar de um graduando, mas não acrescentar em seu currículo profissional.

Ou seja, mesmo que esses documentos não sejam utilizados em todas as situações, são fortes aliados para a atração de público pelo negócio. Além dos benefícios para os participantes, a emissão de certificados também agrega valor para a empresa. Como há a emissão de um documento formal que comprova a participação dos indivíduos, a tendência é que a organização seja vista como autoridade e referência no assunto.

Assim, fica fácil entender a importância das empresas optarem por uma plataforma de eventos online que possuem recursos para a emissão de certificados. Se a ferramenta fizer a confecção de modo automático, pode facilitar ainda mais o processo, pois evita que o participante tenha que entrar em contato com a organização para solicitar o documento.

Como funciona a emissão?

Quando se fala em eventos online, a emissão de certificados e declarações pode ser realizada de diferentes formas, dependendo dos recursos e ferramentas disponíveis. A plataforma da Zoe, por exemplo, é totalmente personalizada, sendo possível que essa retirada seja feita diretamente pelo usuário. Ou seja, a empresa não precisa se preocupar com e emissão manual dos certificados.

Além disso, a organização do evento pode disponibilizar esses documentos seguindo os pré-requisitos que achar mais relevante para seu conteúdo. Entre as opções, podemos destacar os critérios de emissão abaixo:

  • Para os participantes que assistiram a transmissão completa (todos os dias e horários);
  • Somente para aqueles assistiram mais de 80% da transmissão do evento;
  • Apenas para os participantes das enquetes aplicadas;
  • Para quem acertou um quantitativo mínimo de perguntas no recurso de quiz;
  • Emissão para todos os inscritos no evento.

É importante ficar claro que esses documentos têm o mesmo peso que suas versões físicas. Ou seja, a empresa e o participante do evento devem se atentar apenas para os pré-requisitos e características de cada um deles.

Posts Similares