mesa de corte em estúdio de televisão,saiba o que é taxa de bits. crédito: Adobe stock
|

O que é taxa de bits de vídeo: o guia completo

O que a taxa de bits de vídeo tem a ver com a transmissão ao vivo? Continue lendo para descobrir, e saiba por que uma taxa de bits alta nem sempre é melhor.

Introdução

Não importa quão bom seja seu conteúdo de streaming de vídeo, a baixa qualidade de imagem pode realmente atrapalhar. E se você está pensando apenas na qualidade da imagem em termos de resolução, está perdendo metade da imagem. Isso mesmo – é hora de falar sobre a taxa de bits de vídeo .

Taxa de bits do vídeo explicada

OK, então o que é taxa de bits? Quando falamos de velocidades de upload e download, ou velocidade de internet em geral, o que realmente estamos falando é taxa de bits.

Bits são unidades de dados que compõem um conteúdo digital, como uma foto ou um vídeo. A taxa de bits refere-se a quantos bits podem ser transferidos ou processados ​​em um determinado período de tempo. A taxa de bits geralmente é medida em número de bits por segundo.

Esquema do que está carregando e baixando

Os vídeos contêm muito mais bits do que, digamos, fotos de alta resolução ou e-mails antigos comuns. Se a taxa de bits for muito baixa, seu vídeo poderá ser compactado. Isso significa que, mesmo que seu vídeo comece com alta resolução e alta taxa de quadros, seus espectadores podem acabar vendo uma qualidade de imagem inferior.

Medições de taxa de bits de vídeo

A taxa de bits é medida em bits por segundo, que geralmente é abreviado como bps. Os arquivos de áudio geralmente são medidos em kilobits por segundo, mas como os arquivos de vídeo tendem a ser muito grandes, às vezes os medimos em megabits por segundo (Mbps).

Evite misturar Mbps e MBps, que significam coisas diferentes. Megabits (Mbps) por segundo se refere às velocidades de upload e download, enquanto megabytes (MBps) por segundo se refere ao volume de informações que são transferidas.

Evite misturar Mbps e MBps, que significam coisas diferentes

Como a taxa de bits afeta a qualidade do vídeo?

Quando se trata disso, o que realmente importa para a produção de vídeos ao vivo com aparência profissional? Alguns podem dizer que é o equipamento que você usa. O equipamento importa, com certeza, mas não tanto quanto você imagina. O que é mais crucial é a taxa de bits na qual todo esse equipamento grava vídeo, pois isso tem um impacto direto no tamanho do arquivo e na qualidade do vídeo que você terá ao transmitir.

Portanto, uma taxa de bits mais alta é sempre melhor, certo? Bem, não necessariamente. Uma taxa de bits mais alta resulta em melhor qualidade, mas também em tamanhos de arquivo maiores. Quanto maior o arquivo, mais problemas de buffer ele pode causar, já que os recursos do servidor da maioria dos visualizadores não podem processar arquivos muito grandes rapidamente. Portanto, encontrar a melhor taxa de bits é um pouco um ato de equilíbrio. Você quer que seja alto o suficiente para que seu vídeo seja nítido e claro, mas não tão alto que os espectadores tenham dificuldade para assisti-lo

Outros fatores que influenciam a qualidade do vídeo

Então, você tem certeza que encontrou a média de ouro entre o tamanho e a qualidade do vídeo. Qual é o próximo? Quando estiver pronto com a taxa de bits, considere os outros fatores que afetam seus vídeos ao vivo, como taxa de quadros e resolução.

  • A taxa de quadros é uma taxa na qual as imagens ou quadros de vídeo são reproduzidos para criar movimento. A taxa de quadros é medida em quadros por segundo (fps). A taxa padrão é de 24 fps para a maioria dos formatos de vídeo. Mas também há vídeos com taxas de quadros mais altas, variando de 30fps a 60fps. A taxa de quadros desempenha um papel significativo na transmissão ao vivo, especialmente quando se trata de transmissão de esportes ou eventos musicais de alto ritmo. Neste ponto, fps mais altos levam a um melhor sinal de saída de vídeo.
  • A resolução indica o número de pixels que formam o quadro de vídeo e compõem sua imagem. Geralmente, mais pixels trazem uma aparência mais nítida para o quadro. Os tipos de resolução de vídeo frequentemente usados ​​para transmissões são representados como 480p, 720p, 1080p e 4K. A resolução é importante quando se trata de melhorar a experiência de visualização em telas grandes.

É melhor ter um fluxo estável com uma resolução ou taxa de quadros mais baixa do que escolher valores mais altos e acabar transmitindo com atraso .

Limites de taxa de bits e largura de banda

Ao transmitir, você pode enfrentar limites de largura de banda para transferências de upload e download.

A largura de banda refere-se à taxa de transferência máxima da rede para upload e download de dados. Quanto maior a solicitação de dados, maior a largura de banda pela qual ela precisa passar. Quando a largura de banda é insuficiente, induz pontos de interrupção e retarda o processo de transferência.

Os parâmetros recomendados para transmissão dependem da qualidade do conteúdo
Leia mais tarde: Qual é uma boa velocidade de upload para streaming? 

A largura de banda, assim como a velocidade, pode ser medida em Mbps. Muitos provedores de internet especificam quanta largura de banda suas redes permitem. Se eles fornecerem 100 Mbps para downloads e 5 Mbps para uploads, a rede pode lidar facilmente com o download de conteúdo, mas pode não lidar com uploads com rapidez suficiente para transmissão ao vivo de qualidade.

Como lidar com limites de largura de banda

Sentindo-se pressionado pela sua largura de banda? Não tenha medo – há algumas coisas que tanto os streamers quanto os espectadores podem fazer para se adaptar. Vamos dar uma olhada neles mais de perto.

  • Codificação de vídeo de alta eficiência (HEVC) ou H.265 . Esta é uma versão estendida do H.264 ou AVC, que é o padrão da indústria para compactação de vídeo. O HEVC permite a compactação de vídeo sem afetar a qualidade — permite um tamanho de arquivo menor que requer menos largura de banda. Além disso, os visualizadores cujos dispositivos são compatíveis com H.265 também precisam de menos largura de banda; portanto, eles têm mais chances de assistir ao stream com qualidade premium.
Largura de banda necessária para transmissão 4K
  • Plataformas que suportam streaming de taxa de bits adaptável (ABS) . Eles funcionam bem quando é necessário eliminar os limites de download. Eles não apenas fornecem o modo de reprodução sem buffer, mas também otimizam automaticamente a resolução de vídeo, o que resulta em mais opções de visualização para escolher. Os espectadores com maior largura de banda podem assistir à transmissão com qualidade superior, enquanto as pessoas com largura de banda limitada podem assistir com uma resolução e taxa de quadros mais baixas para atender às suas restrições.

Transmissão sem buffer: as melhores taxas de bits de vídeo

Como já mencionamos, a transmissão geralmente requer mais largura de banda em comparação com um vídeo que é simplesmente enviado para um site. A velocidade de upload depende de vários fatores, incluindo o tipo de conteúdo, a codificação e o site para o qual você deseja transmitir, bem como a resolução e a taxa de quadros. Agora vamos ver algumas maneiras práticas de reduzir os problemas de buffer para sua transmissão.

Digamos que você queira transmitir em plataformas como Facebook, YouTube ou Twitch e espera que a transmissão seja sem buffer. Aqui estão alguns insights sobre as melhores taxas de bits de vídeo para usar:

As melhores taxas de bits de vídeo para usar

Além disso, considere estas dicas para melhorar sua velocidade de upload para streaming.

  1. Use uma conexão com fio . Como é mais estável em comparação com o Wi-Fi, você não pode esperar interrupções durante a transmissão e, consequentemente, melhor qualidade de vídeo ao vivo.
  2. Vá com serviços de multistreaming, como Restream . Ele permite a transmissão para várias plataformas simultaneamente e alivia seu sistema carregando parte da carga.
  3. Ative bloqueadores de anúncios e ferramentas de privacidade . Eles limitarão o uso da largura de banda de upload por vários programas indesejados. Certifique-se de usar software e hardware modernos . Sistemas desatualizados tornam seu computador mais lento e se tornam um verdadeiro gargalo para sua largura de banda de upload, o que geralmente leva a uma pior qualidade de streaming.
retransmitir
Multiplique suas visualizações e engajamento
Alcance um público mais amplo transmitindo para várias plataformas simultaneamente.
Iniciar

Perguntas frequentes

Qual é a melhor taxa de bits de vídeo para transmissões de 1080p?

Para vídeos em 1080p, a taxa de bits ideal varia de 3.500 a 6.000 Kbps. Se você estiver usando uma taxa de quadros padrão (30fps), aponte para a extremidade inferior do intervalo, entre 3.500 e 5.000 Kbps. Se você tiver uma taxa de quadros alta (60fps), aponte para uma taxa de bits de 4.500 a 6.000 Kbps.

A taxa de bits afeta a qualidade do vídeo?

A taxa de bits afeta a qualidade do vídeo, mas não é a única coisa que afeta a qualidade do vídeo. A resolução e a taxa de quadros também são fatores-chave.

Que taxa de bits devo usar para gravar 1080p 60fps?

Ao transmitir em full HD (1080p) com uma taxa de quadros de 60 fps, use uma taxa de bits de 4.500 a 6.000 Kbps.

O que acontece se minha taxa de bits for muito alta?

Alta taxa de bits significa vídeo de maior qualidade, mas também significa que seu arquivo de vídeo será muito maior. Quanto maior o arquivo, maior a probabilidade de seus visualizadores enfrentarem problemas de buffer.

Empacotando

Não há dúvida de que o vídeo é uma forma popular de conteúdo, mas a baixa qualidade de imagem dificulta a captura de espectadores. Cuide da taxa de bits do vídeo junto com a taxa de quadros, a resolução e o equipamento que você utiliza.

Pontos-chave a serem lembrados: uma taxa de bits mais alta resulta em um arquivo maior e melhor aparência do vídeo. Embora você ainda possa enfrentar alguns desafios na forma de largura de banda e buffer limitados, felizmente existem várias maneiras de resolver o problema.

HEVC ou plataformas que suportam ABS visam resolver o problema com limites de largura de banda, enquanto as taxas de bits recomendadas para diferentes configurações de vídeo ajudam a evitar o armazenamento em buffer. E você pode melhorar sua velocidade de upload mantendo uma conexão com fio, usando serviços de multistreaming como Restream, ativando bloqueadores de anúncios e trabalhando apenas com os programas mais recentes.

Seguindo essas diretrizes simples, você terminará com uma transmissão com aparência profissional que reunirá muitas pessoas em torno de seu projeto.

Posts Similares