Para ter uma transmissão ao vivo bem-sucedida, você precisa de uma boa velocidade de upload. Mas uma boa velocidade de upload varia de acordo com o conteúdo, plataforma escolhida e muitos outros fatores.

15 MINUTOS DE LEITURA

Introdução

Para iniciar a transmissão ao vivo, você precisa de uma conexão de internet estável com uma boa velocidade de upload. Ma s que seria uma velocidade de upload “boa”? Basicamente, qualquer coisa entre 672 Kbps e 61,5 Mbps é ideal.

Entendendo as velocidades de download/upload

As pessoas consomem conteúdo online. Eles procuram, identificam e depois lêem, ouvem ou assistem. Para poder fazer isso, seus dispositivos precisam ingerir dados, que chegam a eles na forma de bits. A taxa de download da sua conexão com a Internet descreve quantos bits de dados seu computador ou dispositivo pode receber da Internet usando essa conexão. Normalmente, a taxa (também conhecida como bitrate ) é expressa em milhões de bits — ou megabits — por segundo (Mbps).

É a taxa de upload da sua conexão que mais importa.

Quando você cria conteúdo e deseja compartilhá-lo online, é a taxa de upload da sua conexão que mais importa . É o mesmo que a taxa de download; apenas funciona ao contrário, descrevendo quantos bits de dados seu computador ou dispositivo pode enviar para a Internet por segundo. Também é expresso em Mbps. Os dados mostram que, globalmente, as taxas de upload são mais lentas do que as taxas de download .

Qual é uma boa velocidade de upload para streaming?

A transmissão de vídeo ao vivo pode consumir muita largura de banda. O quanto dependerá de vários fatores. A codificação é importante, mas também o tipo de conteúdo que você deseja transmitir. As plataformas desempenham um papel, assim como a resolução (expressa em pixels ou p) e a taxa de quadros (quadros por segundo ou fps) do seu fluxo.

Digamos que você queira transmitir ao vivo um vídeo seu entrevistando alguém e está decidindo onde transmitir: Facebook , YouTube ou Twitch . Como todas essas plataformas oferecem suporte a uma resolução de vídeo de transmissão ao vivo de 720p, usaremos as recomendações de taxa de bits de cada plataforma:

Se estiver transmitindo vídeo ao vivo com resolução de 720p, a 30 quadros por segundo, você carregará até 4.160 kilobits, ou 4,16 Mbps, de dados por segundo. Portanto, uma largura de banda de upload de cerca de 4 Mbps deve cobrir você, certo?

Não exatamente. Você precisará carregar até 4.160 kilobits de dados por segundo constantemente . Como as velocidades de upload variam, é uma boa ideia ter um buffer de 35% a 40% . Isso nos coloca em uma taxa de upload de cerca de 5.700 kilobits por segundo, ou 5,7 Mbps. No entanto, se você tiver certeza de que sua conexão com a Internet está estável, um buffer pode não ser necessário. Lembre-se, uma conexão estável é tão importante quanto a velocidade de upload!

Porcentagem de um buffer. Créditos: Adobe Stock.
Porcentagem de um buffer. Créditos: Adobe Stock.

Por várias razões, a largura de banda de upload declarada do seu ISP e a velocidade de upload real que você pode alcançar com sua conexão podem ser muito diferentes. É por isso que você deve sempre testar sua velocidade de upload usando testes de velocidade online. O número obtido nesses testes deve ser de até 5,7 Mbps se você quiser transmitir vídeo de 720p a 30 quadros por segundo.

‍As muitas variáveis ​​que afetam os requisitos de velocidade de upload

A velocidade de upload de 5,7 Mbps para vídeo 720p a 30 quadros por segundo é o limite superior. Você ainda pode transmitir vídeo 720p ao vivo com uma velocidade de upload menor. Se o vídeo inteiro for uma única cena de você falando, 4.000 Kbps pode ser uma taxa de bits muito alta. Você provavelmente ficaria bem se reduzisse pela metade.

Se, por outro lado, você deseja transmitir videogames ou eventos com toneladas de informações visuais, são necessários 4.000 Kbps. Quanto mais rápido o ritmo dos visuais, maior deve ser sua taxa de bits. O tipo de conteúdo que você transmite afeta a boa velocidade de upload para sua configuração.

Vamos ficar com os videogames. Se você estiver transmitindo jogos com ação em ritmo acelerado, deve garantir que seus espectadores vejam o que está acontecendo da maneira mais clara possível. Você pode querer transmitir em mais de 30 quadros por segundo.

No entanto, mais quadros por segundo requerem uma taxa de bits mais alta . Para o Twitch, ele aumenta o alcance do vídeo de 720p para 4.500 Kbps. O YouTube recomenda entre 2.250 e 6.000 Kbps para 720p a 60 quadros por segundo. Quando você considera esses requisitos, essa é uma velocidade de upload de 6,2 Mbps para o Twitch e 7,4 Mbps para o YouTube, se você deseja transmitir vídeo de 720p a 60 quadros por segundo. Além disso, lembre-se de que esses são apenas os valores ideais mais altos.

Uma boa velocidade de upload para sua transmissão ao vivo varia de uma plataforma para outra.

No Facebook, streamers iniciantes só podem transmitir vídeos de até 720p, então não há necessidade de ter uma velocidade de upload superior a 5 Mbps. Para transmitir vídeos em Full HD ao vivo, você precisará se inscrever no programa de afiliados Level Up .

O Twitch permite vídeo de até 1080p a 60 quadros por segundo . Você precisará de uma velocidade de upload de até 7,4 Mbps para suportar isso.

O YouTube suporta transmissão ao vivo em 4k a 60 quadros por segundo . Ele recomenda uma taxa de bits na faixa de 20.000 a 51.000 Kbps. Você precisaria de uma velocidade de upload de 68,8 Mbps para conseguir isso.

Por fim, seus concorrentes podem afetar seus requisitos de velocidade de upload . Twitch e YouTube estão lotados de streamers tentando usar as plataformas para gerar renda. Se você também estiver transmitindo, não pode ficar para trás na qualidade do vídeo. Melhor qualidade requer velocidades de upload mais altas, então a concorrência acabará pressionando você a aumentar sua taxa de upload.

Boa velocidade de upload para streaming no YouTube, Facebook e Twitch. Créditos: Internet.
Boa velocidade de upload para streaming no YouTube, Facebook e Twitch. Créditos: Internet.

Quais velocidades de upload devo buscar?

Com todas essas variáveis ​​em mente, a questão não é tanto “qual é uma boa velocidade de upload” mas sim “qual velocidade de upload devo buscar na minha situação?”.

Quais taxas de bits e taxas de upload correspondentes as três principais plataformas de streaming aconselham os streamers a usar? Segmentaremos por plataforma, resolução e quadros por segundo, quando aplicável.

Facebook:

  • Faixa de taxa de bits recomendada de 3.000 a 6.000 Kbps para vídeo.
  • A taxa de bits de áudio recomendada é de até 128 Kbps.
  • A resolução máxima é de 1080p, com 60 quadros reproduzidos por segundo. Procure uma velocidade de upload de 6 a 7 Mbps (embora o Facebook limite a maioria das contas a uma resolução de 720p).
  • Para vídeo 720p a 30 ou 60 quadros por segundo , procure uma velocidade de upload de aproximadamente 3 a 4 Mbps .

Contração muscular:

  • Para vídeo de 720p a 30 quadros por segundo , a taxa de bits deve ser de 3.000 Kbps . Isso requer uma velocidade de upload de 5 Mbps .
  • Para vídeo de 720p a 60 quadros por segundo , a taxa de bits deve ser de 4.500 Kbps . A velocidade de upload necessária é de 6,2 Mbps .
  • Para vídeo de 1080p a 30 quadros por segundo , a taxa de bits deve ser de 4.500 Kbps – o mesmo que para vídeo de 720p a 60 quadros por segundo. As velocidades de upload necessárias também são as mesmas, a 6,2 Mbps .
  • Para vídeo 1080p a 60 quadros por segundo , a taxa de bits recomendada é de 6.000 Kbps . A velocidade de upload necessária é de 7,4 Mbps .

Youtube:

  • Para vídeo de 720p a 30 quadros por segundo , o intervalo é de 1.500 a 4.000 Kbps . Essa é uma velocidade de upload entre aproximadamente 2 Mbps e 5 Mbps .
  • Para vídeo de 720p a 60 quadros por segundo , o intervalo é de 2.250 a 6.000 Kbps . As velocidades de upload necessárias estão entre 2,9 Mbps e 7,4 Mbps .
  • Para vídeo 1080p a 30 quadros por segundo , o intervalo da taxa de bits é de 3.000 a 6.000 Kbps . As velocidades de upload necessárias estão entre 3,8 Mbps e 7,4 Mbps .
  • Para vídeo 1080p a 60 quadros por segundo , o intervalo da taxa de bits é de 4.500 a 9.000 Kbps . Em velocidades de upload, isso significa entre 5,6 Mbps e 11 Mbps .
  • Para vídeo de 1440p a 30 quadros por segundo , o intervalo da taxa de bits é de 6.000 a 13.000 Kbps . Isso é entre 7,4 Mbps e 15,8 Mbps em velocidades de upload recomendadas.
  • Para vídeo de 1440p a 60 quadros por segundo , o intervalo é de 9.000 a 18.000 Kbps . Em velocidades de upload, isso fica entre 11 Mbps e 21,8 Mbps .
  • Se você realmente deseja transmitir vídeo 4k ao vivo, fazê-lo a 30 quadros por segundo exigirá uma taxa de bits entre 13.000 e 34.000 Kbps . Em termos de velocidade de upload, isso está entre 15,8 Mbps e 41 Mbps .
  • Para transmitir vídeo 4k a 60 quadros por segundo , o intervalo de taxa de bits recomendado é de 20.000 a 51.000 Kbps . Você precisará de uma velocidade de upload entre 24,2 Mbps e 61,5 Mbps .

Como você pode ver, o YouTube oferece a transmissão ao vivo da mais alta qualidade. O Facebook é o mais acessível, enquanto o Twitch ainda é o paraíso dos jogadores.

Como obter uma boa velocidade de upload para streaming

Calcular a velocidade de upload desejada é uma coisa, mas obter acesso a essa velocidade é algo completamente diferente.

A velocidade de upload que você pode alcançar depende dos pacotes de serviços que seu ISP oferece. Para usuários residenciais, a velocidade de download será sempre maior que a velocidade de upload. A melhor maneira de obter simetria entre os dois é se inscrever em um serviço de nível empresarial, se possível. Ele garantirá a você a velocidade de upload declarada do ISP a qualquer momento. Isso, por sua vez, fornece estabilidade e confiabilidade para garantir transmissões ao vivo suaves.

Portanto, o primeiro passo para obter uma boa velocidade de upload para streaming é mudar para um ISP que ofereça a velocidade que você precisa. Esteja preparado para pagar mais por mais velocidade, no entanto. Além disso, certifique-se de perguntar sobre a qualidade de seu serviço.

Se você estiver preso a um provedor que oferece velocidades abaixo do ideal, ainda poderá fazer algumas coisas para melhorar sua situação:

  • Obtenha uma conexão com fio . Seu Wi-Fi pode ser ótimo quando se trata de assistir a vídeos do YouTube em seu smartphone, mas ao transmitir ao vivo, uma conexão com fio com um cabo ethernet é melhor. Oferece menos interferência e mais estabilidade, o que leva a uma melhor qualidade de transmissão.
  • Remova os dispositivos em excesso da sua rede . Você não quer uma conexão de internet lotada quando começa a transmitir. Não deixe que outros dispositivos afetem sua velocidade de upload e desconecte-os de sua rede ou desative seus recursos de Wi-Fi durante a transmissão.
  • Feche os programas e aplicativos em excesso em seu computador . A única coisa que deve ser carregada quando você transmite é o seu software de streaming. A rede ponto a ponto provavelmente arruinou seu quinhão de transmissões ao vivo, então espere até sair do ar.
  • Use multistreaming baseado em nuvem . Multistreaming , ou streaming ao vivo para várias plataformas ao mesmo tempo, é incrivelmente útil para criadores de conteúdo. Ele ajuda a alcançar novos públicos, economiza tempo e oferece ótimas ferramentas de várias plataformas. Infelizmente, também pode ser exigente em sua CPU e largura de banda. Para lidar com isso, use um serviço de multistreaming baseado em nuvem para suportar parte dessa carga.
  • Remova malware e use bloqueadores de anúncios e ferramentas de privacidade . Malware, anúncios e rastreamento online podem usar parte da sua largura de banda de upload. Remova, pare ou bloqueie qualquer um desses programas de sanguessuga de velocidade.
  • Use software e hardware atualizados . Drivers antigos podem deixar seu computador lento, e modems antigos podem afunilar sua velocidade de upload. Certifique-se de que seu hardware e software estejam à altura da tarefa de transmitir vídeo ao vivo.

Como transmitir com baixa velocidade de upload

Com os eventos Restream , você pode contornar os inconvenientes da velocidade de upload. Como? Nosso recurso permite que você carregue seus vídeos pré-gravados, agende-os e configure-os para serem transmitidos mais tarde como se fossem transmissões regulares. Com esse método, sua velocidade de upload não importa. Depois de enviar seu vídeo, o Restream o transmitirá no horário programado automaticamente, para que você nem precise estar online.

Esquema ideal de eventos. Créditos: Internet
Esquema ideal de eventos. Créditos: Internet

Dica bônus: graças à nossa tecnologia multistreaming , você pode agendar e transmitir ao vivo seu conteúdo pré-gravado para as principais plataformas, como YouTube, Facebook, Twitter, Twitch e muito mais, tudo ao mesmo tempo.

Velocidades de upload recomendadas para streaming por caso de uso

Um grande fator a ser considerado ao determinar a velocidade de upload de streaming necessária é o tipo de conteúdo que você está transmitindo. Os jogadores provavelmente exigem mais Mbps do que os apresentadores de talk shows. Aqui estão as recomendações específicas de conteúdo para velocidades de upload:

  • Jogos : A jogabilidade de transmissão ao vivo pede mais Mbps do que a maioria dos outros tipos de conteúdo. Os jogos são altamente gráficos, o que significa que sua conexão com a Internet precisa trabalhar mais para levar o conteúdo aos espectadores. A velocidade de upload ideal para streamers de jogos é entre 6 e 8 Mbps.
  • Esportes : Se você deseja transmitir um evento esportivo ao vivo, deve procurar a resolução mais alta possível. As pessoas estão acostumadas a assistir esportes na TV tradicional, então esperam alta qualidade. Seu número de espectadores será fatorado na velocidade de upload necessária, com mais pessoas sintonizando o que significa mais Mbps. Você precisará de um mínimo de 5,6 Mbps, mas mais próximo de 11 Mbps seria o ideal.
  • Educação : Os Mbps necessários para aulas online variam de acordo com o tipo de aula. Para uma palestra acadêmica padrão, você não precisa de uma resolução ou taxa de quadros muito alta, para que possa obter uma velocidade de upload de 1 Mbps. Se você estiver transmitindo uma aula em que os recursos visuais são mais importantes, como uma aula de condicionamento físico, tente ter uma resolução mais alta e apontar para 4 a 5 Mbps.
  • Locais de culto : Se você deseja transmitir serviços de sua igreja ou local de culto em alta definição total (1080p), deve ter pelo menos uma velocidade de upload de 3,8 Mbps. Se você diminuir a resolução para alta definição (720p), provavelmente conseguirá 2 Mbps. Sua igreja também pode transmitir apresentações de música às vezes, o que requer uma resolução mais alta para uma melhor qualidade de transmissão. Para esse tipo de vídeo ao vivo, você desejará uma velocidade de upload entre 2,2 e 5,1 Mbps.
  • Música e concertos : é comum que concertos online ou festivais de música tenham uma resolução de transmissão mais alta, especialmente se houver uma taxa de entrada para assistir. Se os espectadores estão pagando para ver seu conteúdo, você não deve comprometer a qualidade. Para uma apresentação musical em 1080p a 60fps, você precisa de 5,6 Mbps no mínimo. Aponte para entre 7 e 8 Mbps como o ideal, no entanto.
  • Profissionais de marketing : os profissionais de marketing transmitem todos os tipos de conteúdo, desde lançamentos de produtos até entrevistas no setor. Se você estiver transmitindo um grande evento de lançamento, desejará um vídeo de alta qualidade e cerca de 5,6 Mbps. Para fluxos menores, como uma entrevista individual ou uma demonstração de produto, você pode obter entre 2,2 e 5,1 Mbps.

Perguntas frequentes

Qual é uma boa velocidade de upload para streaming do Twitch?

Uma boa velocidade de upload para streaming do Twitch é entre 5 Mbps e 7,4 Mbps. A velocidade exata de que você precisa depende da resolução e da taxa de quadros com a qual você transmite, bem como do tipo de conteúdo que está transmitindo.

Qual velocidade de upload preciso para transmitir em 1080p e 60fps?

A velocidade de upload para um fluxo de 1080p a 60 fps fica entre 7,4 Mbps e 11 Mbps, dependendo da plataforma para a qual você transmite e do tipo de conteúdo que está transmitindo.

Qual é uma boa velocidade de upload para streaming do YouTube?

Uma boa velocidade de upload para streaming do YouTube é entre 2 Mbps e 61,5 Mbps. O YouTube oferece a maior variedade de opções de resolução e taxa de quadros de todas as plataformas de streaming, portanto, você precisará escolher essas configurações primeiro antes de decidir qual é uma boa velocidade de upload.

Uma velocidade de upload de 30 Mbps é boa para streaming?

Para streaming na maioria das plataformas, você realmente precisa apenas entre 2 Mbps e 15 Mbps no máximo. Se você deseja transmitir em 4k a 60 quadros por segundo (disponível apenas no YouTube), talvez precise de 30 Mbps.

Embrulhar

Como um streamer de vídeo ao vivo, a qualidade do seu conteúdo dependerá da qualidade da sua transmissão. Isso é um fato. Você pode ter as melhores habilidades nos jogos mais populares, ou as melhores brincadeiras, ou o maior senso de humor. Mas se as pessoas não puderem ver e ouvir você bem, elas não ficarão por perto para assistir ao seu stream. As velocidades de upload influenciam significativamente a qualidade da transmissão.

Lembre-se, você não deve usar a velocidade de upload mais alta possível por padrão. Você só precisa dele se estiver planejando transmitir em uma taxa de bits muito alta. Uma boa velocidade de upload é aquela apropriada para seus objetivos.