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Transformação digital nas empresas

Navegando por alguns minutos pela internet é fácil encontrar a expressão transformação digital espalhada em inúmeros sites e conteúdos da rede. É muito comum que as empresas encarem o termo como a inclusão de tecnologias da informação em seu dia a dia, mas o significado vai além. Nos itens a seguir, trouxemos algumas dessas pontuações sobre o que é e as vantagens da transformação digital para os negócios.

O que é transformação digital?

Transformação digital se refere a uma mudança cultural dos negócios, incluindo as lideranças e os colaboradores no processo. O propósito é que haja a adoção da tecnologia como parte da identidade da empresa, e não apenas a inclusão de softwares. Ou seja, é um processo que envolve: aquisição das ferramentas, aprendizagem de uso, monitoramento de resultados e avaliação de oportunidades.

Segundo pesquisa divulgada pela Exame, 20% das empresas não sabem como começar uma transformação digital em seus negócios. A mudança coloca a tecnologia em um papel central a serviço da empresa. Quando bem empregada, ela tem o potencial de melhorar o desempenho, aumentar o alcance e gerar melhores resultados para o negócio.

Características da transformação digital

A lógica da sociedade atual gira em torno de mudanças rápidas, interações mediadas e entregas e consumo imediato. Em um contexto global, a transformação digital acontece no mundo VUCA (volátil, incerto, complexo e ambíguo). Como consequência, as empresas que atuam sob esse viés são mais enxutas, inovadoras, produtivas e resilientes. Alguns aspectos que direcionam essa transformação nos negócios são:

  • Foco no consumidor – o consumidor passa a receber atenção de modo mais personalizado. Isso se reflete tanto no atendimento quanto nos produtos e/ou serviços oferecidos;
  • Feedbacks constantes – a comunicação da empresa com seus públicos assume uma via de mão dupla. Os negócios conseguem armazenar e avaliar melhor os desejos do consumidor;
  • Agilidade nos processos – a produção e entrega dos produtos e/ou serviços é feita com mais rapidez sem perder a assertividade. Os processos internos do negócio também se tornam mais ágeis;
  • Capacidade de adaptação – o mundo VUCA se transforma rapidamente, bem como as características e demandas da sociedade. Nesse cenário, a empresa precisa ser flexível a essas mudanças.

Tecnologias presentes na transformação digital

De acordo com estudo do Boston Consulting Group, 70% das empresas não conseguem adotar a transformação digital. No entanto, a tecnologia tem assumido um papel fundamental para os negócios e para a vida em sociedade. Entre as tecnologias que destacam, podemos ressaltar:

Conteúdo na nuvem

Os últimos avanços da internet e das redes de distribuição possibilitaram o surgimento de recursos armazenados na nuvem. Como exemplo temos a tecnologia de streaming. Ela permite acesso de conteúdos em tempo real e sob demanda sem a necessidade de downloads, incluindo: reuniões, treinamentos, webinars e eventos online. Além disso, estão presentes também os softwares online, que vão desde sistemas financeiros até ferramentas de produtividade e gamificação.

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Mídias sociais

O relacionamento com o público e a aproximação humanizada também são características dessa transformação social. As mídias sociais, em especial as redes sociais, são ferramentas que tem ganhado muita relevância para as empresas. A democratização do acesso e a conexão direta com o consumidor são vantagens que tornaram essas mídias tão poderosas.

Mobilidade

A rotina das empresas também estão se tornando mais fluidas, incluindo os trabalhos interdisciplinares e home office. Mas além do formato, recursos como tablets e smartphones tem ganhado espaço para trazer mais flexibilidade na atuação dos profissionais. Ao contrário dos computadores tradicionais, essas tecnologias permitem que as atividades sejam realizadas em qualquer lugar.

Big data

O armazenamento, processamento e uso estratégico das informações também são características do contexto global atual. Os softwares utilizados pelas organizações devem seguir estruturas capazes de captar e organizar os diferentes dados. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisão dos negócios atuais, independente do segmento.

Benefícios da transformação digital

A partir dos aspectos abordados anteriormente, essas mudanças geram benefícios que extrapolam a digitalização de processos. Entre eles, destaca-se:

  • Comunicação assertiva – as tecnologias da informação contribuem para um diálogo mais eficaz tanto com o consumidor quanto com os colaboradores. Essa característica evita ruídos de comunicação, gerando conexões mais sólidas entre as pessoas e o negócio;
  • Integração de equipes – as ferramentas interação são aliadas para a execução das atividades. Além de aumentar o desempenho da empresa, essa integração fortalece o trabalho interdisciplinar e a cultura de pertencimento;
  • Automatização de processos – usados corretamente, os softwares diminuem a burocracia, facilitam processos e evitam falhas. Há o aumento da agilidade na execução das atividades e redução de custos com ações totalmente automatizadas;
  • Inteligência de dados – o armazenamento e organização de informações auxiliam nas análises de desempenho, ajustes e tomadas de decisões. No cenário atual, os dados são grandes aliados para os negócios se manterem competitivos.

A transformação digital vai muito além da inclusão de tecnologia no dia a dia dos negócios. A falta de profissionais capacitados para conduzirem essas mudanças é uma das principais dificuldades encontradas pelo mercado. De acordo com pesquisa da McKinsey Company Brasil, apenas 8% das empresas participantes têm colaboradores capazes de liderarem essa transformação.

No contexto atual, é preciso se preparar para as mudanças e desafios do mundo VUCA. Por isso, é importante que haja não só a atualização de processos para o digital, como principalmente a capacitação e adoção de uma postura de inovação.

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