Homem produzindo infoproduto ou curso online
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Quais os principais erros na criação de infoprodutos?

Se você é ou quer ser produtor de conteúdo, com certeza conhece um infoprodutor de sucesso. Afinal, inspiração é essencial! Mas mesmo as grandes referências do mercado já passaram por altos e baixos quando o assunto é tirar um projeto do papel. Então, se você não quer correr o risco de falhar no seu próximo lançamento digital, se liga em quais os principais erros na criação de infoprodutos!

Não conhecer seu público-alvo

Para entender como validar um infoproduto é fundamental conhecer o seu público-alvo. É isso mesmo! Tem muito infoprodutor que ainda se aventura na produção de conteúdos sem saber quem deseja alcançar. E quanto a gente fala de conhecer a audiência, não é só sobre idade e gênero não, viu? Você precisa ir um pouco mais além!

Busque conhecer os hábitos do seu público, como interesses profissionais e coisas que ele gosta de fazer. Saber também um pouco sobre sua rotina, por exemplo, vai te ajudar a pensar se seu conteúdo precisa pode ser mais prático ou mais extenso.

Então imagine o seguinte: “será que minha audiência vai consumir seu produto digital?” Se a resposta for sim, você está no caminho certo! Mas se ainda tiver alguma dúvida, é melhor conferir mais uma vez o projeto antes de lançar.

Vender um produto de baixa qualidade

Se existe algo frustrante pra todo consumidor é comprar um produto e receber algo inferior, né? E quando é um curso ou treinamento online então, aí bate aquele arrependimento.

Não é difícil imaginar o prejuízo que você pode ter se seu produto não atender as expectativas do público. E aqui vai uma ressalva: é normal uma ou outra pessoa não se identificar com o conteúdo. Mas quando muitas pessoas apontam que esperavam mais do seu infoproduto, com certeza existe algo errado.

Quando a comunicação anuncia algo diferente do produto real, aí sim existe um problemão. Você pode até responder judicialmente, viu? Então, nada de prometer coisas que o seu produto não vai entregar. É fundamental saber quais são os tipos de infoprodutos para caprichar em um conteúdo que proporcione uma boa experiência para quem comprar.

Não investir na divulgação

Por falar em comunicação, outro grande erro na hora de criar um produto digital é não investir (direito) na divulgação. Muitos infoprodutores se frustram em seus lançamentos por acreditarem que há um problema com seus produtos ou o público não comprou a ideia.

O que pode acontecer, é que as estratégias de divulgação não estejam trazendo retornos suficientes. Principalmente produtores de primeira viagem, apostam suas fichas em comunicação orgânica nas redes sociais e na indicação de amigos e familiares.

Mas a realidade é que a concorrência também no mercado digital também é muito acirrada, então cada detalhe na comunicação faz a diferença. Então, é interessante incluir também ações como anúncios, eventos e promoções na sua estratégia. É possível, inclusive, contratar especialistas em lançamentos digitais para te ajudar a ter melhore resultados.

Banner da plataforma ZoePlay

Precificar o infoproduto de forma errada

“Quanto cobrar pelo meu infoproduto? Será que meu infoproduto está muito caro? Quais infoprodutos mais procurados? Será que o meu está entre eles?” Estas são só algumas das muitas dúvidas que surgem na hora de precificar um produto digital. É bem comum encontrar conteúdos com valores muito acima ou abaixo do esperado, principalmente de iniciantes.

Mas existe uma linha tênue na hora de decidir quanto cobrar. Seu infoproduto não pode ser mais caro do que ele realmente vale, pois as pessoas podem não enxergar um valor agregado nele. Do outro lado, ofertas muito boas com valores abaixo do mercado também são vistas com um pé atrás. Afinal, pode ser propaganda enganosa, né?

De um jeito ou de outro, não saber precificar da forma adequada o seu infoproduto pode prejudicar muito o seu lançamento digital. Além de espantar possíveis compradores, você pode não gerar receita o suficiente para manter seu produto rodando. Não vai querer correr o risco, né?

Não controlar o acesso ao conteúdo

Saber como escolher a plataforma para o infoproduto é importante por conta da segurança de acesso. Já pensou criar um curso online incrível e descobrir que tem pessoas compartilhando o acesso? Ou pior, pirateado seu conteúdo? Dói só de imaginar! Mas isso acontece com mais frequência do que você pode imaginar.

Controlar os acessos ao seu conteúdo é fundamental. E isso beneficia você e também sua audiência – que não se sente prejudicada ao ver o material com pessoas que não compraram. Outro ponto, é que seu público não corre o risco de adquirir seu infoproduto de um terceiro e ter uma experiência de compra ruim.

Mas além de uma garantia financeira, fazer esse gerenciamento também trará mais segurança de propriedade intelectual. Afinal, você reduz as chances de ter seu material copiado e vendido por intrusos como se fosse deles. Então fica a dica: quando se trata de produtos digitais, todo cuidado é pouco!

Agora conta pra gente: você já cometeu algum desses erros na hora de criar seu infoproduto? Se quiser saber mais sobre esse mercado, clique aqui!

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